O que é um website, alojamento e dominio?

A decisão de criar um website pela primeira vez tende a originar alguma confusão na cabeça de quem ainda não se encontra familiarizado com todas as particularidades técnicas inerentes a este processo. Termos como “website”, “domínio”, “alojamento” e “URL” são, frequentemente, confundidos uns com os outros e acabam por baralhar quem ainda está a dar os primeiros passos neste universo. Como tal, antes de dar inicio à criação de um website, é importante desenvolver um conhecimento um pouco mais abrangente sobre questões como terminologia e segurança, de modo a certificar-se de que fará as escolhas mais benéficas para o seu negócio e conseguirá eficazmente alcançar os seus objectivos.

O que é um domínio?

Se anda a ponderar a construção de um website e a informar-se relativamente a todo esse processo, provavelmente já foi confrontado diversas vezes com o termo “domínio”. Um erro muito recorrente entre iniciantes é a compra de um domínio sob a ilusão de que estão a comprar um website. A compra de um domínio, só por si, não lhe dará a habilidade de montar o seu website, uma vez que o “domínio” nada mais é do que o nome, ou endereço, do seu website.

Exemplos de domínios:

Sapo.pt
Google.com
Facebook.com
Wikipedia.org

O domínio aparece, também, nos endereços de e-mail, logo após o “@”. Por exemplo: joao@umaempresa.com Neste exemplo de um endereço de e-mail, o domínio é “umaempresa.com” como também poderia ser por exemplo jn.pt . Qualquer domínio pode ser utilizado como nome de correio electrónico. Portanto, ao comprar um domínio, para além de estar a escolher o nome representativo do seu website, poderá também utilizá-lo como endereço de e-mail, tornando-o assim muito mais pessoal, em vez de pura e simplesmente utilizar um endereço genérico, igual a tantos outros, como é o caso de “Gmail”.

O primeiro passo na criação de uma presença online costuma ser a compra de um domínio. Geralmente o domínio poderá ser escolhido, tanto com base na imagem que se quer projectar, quanto nas palavras-chave para as quais se pretende posicionar nos motores de pesquisa. Portanto, o domínio pode ser o nome da sua marca, do seu negócio, mas também uma determinada palavra chave.

Os domínios podem ser adquiridos através de um registador de domínios. Para tal, deverá escolher o nome e a extensão(.com; .org; .net, etc) que pretende utilizar. Para que a compra lhe seja permitida é necessário que o nome que tem em mente não se encontre registado. Caso esteja, poderá sempre escolher uma extensão diferente para utilizar com o nome pretendido. A esmagadora maioria das extensões podem ser registadas livremente por qualquer pessoa, se bem que há algumas extensões que apenas poderão ser registadas a quem preencher determinados pré-requisitos, como é o caso da extensão “.edu”, cujo acesso é apenas permitido a determinados estabelecimentos de ensino, bem como a “.gov”, destinada apenas a organizações governamentais.

Contacte-nos gratuitamente para saber a disponibilidade e os custos associados à aquisição do domínio pretendido. Garantimos-lhe preços extremamente competitivos e um suporte ao cliente de qualidade superior.

URL

O domínio e o URL estão correlacionados, e são frequentemente confundidos, mas não são exactamente a mesma coisa. Enquanto o domínio refere-se, pura e simplesmente, ao nome do website, o URL(Universal Resource Locator) refere-se ao endereço completo que permitirá alcançar uma determinada página web. Exemplo:

Domínio: sapo.pt
URL: http://sapo.pt

O que é um alojamento?

O alojamento constitui um componente imprescindível para a criação de qualquer website. Sem um alojamento, pura e simplesmente, não há website. O alojamento costuma ser comprado à parte do domínio. Ou seja, ao decidir montar um website precisará de adquirir um domínio e um serviço de alojamento. Adquirir apenas o domínio não será, só por si, o suficiente para ter um website. Tal como o nome indica, o alojamento permitir-lhe-á alojar todos os ficheiros e software necessários à construção do seu website. Ao comprar um serviço de alojamento está, basicamente, a alugar espaço num servidor. Espaço esse que poderá ser utilizado para armazenar tudo aquilo que precisar para a criação de um website, bem como qualquer outro documento, foto, video ou software que queira armazenar online. O preço de um alojamento dependerá sempre do espaço contratado, e o espaço que precisará de contratar irá depender do tamanho e quantidade de visitas do seu website.

Para além do alojamento propriamente dito, a contratação deste tipo de serviço costuma vir acompanhada de serviços adicionais, que tendem a revelar-se extremamente úteis:

Contas de e-mail: Hoje em dia a maior parte das empresas de alojamento disponibilizam-lhe ferramentas que lhe permitirão criar diversas contas de e-mail dando utilização ao seu domínio. Exemplo: XXX@dominio.com.

Acesso FTP: FTP (File Transfer Protocol) representa um método de transferência de ficheiros do seu computador para o servidor. Ao oferecer este acesso, o serviço de alojamento permite-lhe facilmente efectuar o upload dos ficheiros referentes ao seu website para o seu alojamento, o que é ideal para quem desenvolve o seu website offline em vez de recorrer a ferramentas de construçãp online. Hoje em dia a esmagadora maioria das empresas de alojamento oferece este serviço aos seus clientes.

Suporte WordPress: Outro serviço comummente oferecido em conjunto com o alojamento é o suporte wordpress através da disponibilização de ferramentas que lhe permitem criar automaticamente o seu blog wordpress, com toda a assistência que poderá necessitar ao longo da utilização do mesmo. É uma solução prática para quem pretende ter um blog simples e não entende muito sobre desenvolvimento web.

Se precisa de um alojamento para o seu website solicite já um orçamento à nossa empresa. Dispomos de um vasto leque de opções a preços muito convidativos.

O que é um website?

Um website é, basicamente, e tal como o nome indica, o seu sitio na web. É composto por um conjunto de páginas web acessíveis na internet através do protocolo HTTP ou HTTPS. Estas páginas podem ser acedidas através do URL e estão todas estruturadas sob o mesmo domínio. Um website pode alojar qualquer tipo de informação e apresentar-se sob diversos formatos, entre eles o formato de blog e o formato de site estático. Para a criação de um website precisará do seguinte:

1- Domínio

2- Alojamento

3- Serviço de criação de websites, como é o caso do disponibilizado pela nossa empresa

A criação de websites tem vindo a tornar-se num processo cada vez mais simples. Com empresas como a nossa, que lhe fornecem todas as ferramentas necessárias à criação de um website, acompanhadas de um serviço de manutenção exímio, ter e manter um website deixou de requerer conhecimentos muito específicos de programação, ou grandes investimentos de capital para cobrir os custos de construção, estando agora acessível a qualquer pessoa através de um preçário muito convidativo

Custos

Os custos associados aos serviços disponibilizados pela nossa empresa variam imenso em função das exigências do cliente, como é o caso do número de horas de manutenção contratadas. Disponibilizamos pacotes que englobam diversos serviços num só e garantem, não só a construção do website em si, de acordo com as indicações do cliente, como também a manutenção do mesmo, de forma a garantir a sua segurança e operacionalidade. Adicionalmente, também lhe disponibilizamos um serviço personalizado de SEO e estratégia de marketing, cobrindo assim todas as áreas necessárias à criação e manutenção de um website bem sucedido a todos os níveis.

Dispomos, tanto de planos de pagamento mensais, quanto anuais. Para obter os valores exactos associados aos serviços pretendidos entre já em contacto com a nossa empresa e peça o seu orçamento e esclareça gratuitamente quaisquer dúvidas que possa ter em relação aos nossos serviços.

A qualidade paga-se, por isso vale a pena investir numa empresa como a nossa, onde perfeccionismo é a palavra de ordem e poderá contar com resultados da mais alta qualidade possível.

O que é isso de um site seguro https://

A segurança do seu website deverá sempre ser uma das suas principais prioridades. Sem um bom nível de segurança será impossível alcançar a credibilidade e autoridade desejados no mercado. Para além de uma boa estratégia de segurança permitir-lhe ter um website muito mais estável e poupar muitas dores de cabeça, também salvaguardará a integridade do seu negócio, uma vez que uma simples falha de segurança é o suficiente para comprometer todo o funcionamento do website, bem como a privacidade das informações pessoais dos seus utilizadores. Uma situação destas poderá danificar permanentemente a credibilidade do seu negócio e levá-lo a perder grande parte do seu tráfego e a conquistar uma reputação menos favorável na web, o que num mercado tão competitivo revelar-se-á um obstáculo extremamente difícil de contornar. Uma das regras de segurança mais importantes a seguir é a utilização do protocolo de transferência de hipertexto seguro HTTPS.

Ao utilizar o protocolo HTTPS(Hyper Text Transfer Protocol Secure) estará a adicionar ao seu website uma camada adicional de segurança que impedirá que as informações transmitidas entre o visitante e o servidor do seu website sejam visualizadas, acedidas e manipuladas por terceiros. O principal indicador de que um website se encontra protegido por este protocolo é a presença de “https://” no URL, em vez de simplesmente “http://”. Exemplo: https://google.com. A utilização do protocolo HTTPS é particularmente indispensável para websites que lidem com informações pessoais sensíveis e transacções de dinheiro. No entanto, qualquer tipo de website beneficiará sempre imenso desta camada extra de segurança.

Ao contrário do protocolo HTTP, cujas informações revelam-se passíveis de serem interceptadas por terceiros, uma vez que se encontram armazenadas em texto simples, podendo assim ser facilmente lidas, o HTTPS utiliza a tecnologia de encriptação TLS(Transport Layer Security), que estabelece uma encriptação extremamente resistente entre o servidor e o browser, permitindo assim a troca de informações sensíveis com um nível de segurança muito acima daquele oferecido pelo protocolo HTTP. Se reparar, praticamente todos os sites de maior importância que visitar nos dias de hoje apresentarão “https://” no url, confirmando assim ao visitante que são sites seguros e que as suas informações encontram-se bem protegidas.

Negligenciar este aspecto importante da segurança do seu website afectará de imediato a credibilidade do mesmo, uma vez que até mesmo certos browsers, plug-ins e antivírus tentam persuadir os seus utilizadores a não entrar em sites HTTP. O próprio Google, por exemplo, já alerta todos os seus utilizadores que estejam a entrar num site HTTP que a sua segurança poderá estar em risco, o que acaba por reduzir significativamente o número de visitantes recebido por qualquer site classificado como não seguro. Desta forma podemos dizer que a protecção irá, invariavelmente, contribuir activamente a todos os níveis para o sucesso do seu website Para garantir a segurança dos seus visitantes e solidificar a legitimidade do seu website é importante que não se abstenha de disponibilizar esta camada essencial de segurança.

Ao solicitar a construção de um website por parte da nossa empresa garantiremos a implementação das melhores medidas de segurança web. Para saber mais sobre todos os serviços disponibilizados e de que forma poderemos garantir a segurança do seu website e da sua loja online entre já em contacto connosco. Faremos questão de lhe esclarecer qualquer que seja a dúvida que possa ter relativamente aos nossos serviços.

o seu website precisa de ajuda?

sim!