É importante aumentar a velocidade do seu website

A criação de um website verdadeiramente bem sucedido está altamente dependente da adopção de boas práticas de optimização. Sem uma estratégia de SEO bem delineada, que contribua para conquistar a confiança dos motores de pesquisa e proporcionar uma experiência de qualidade superior aos seus visitantes, muito dificilmente conseguirá alcançar o posicionamento desejado nos indexadores, o que lhe custará visitas e, mais importante que tudo, conversões. No mercado extremamente competitivo dos dias de hoje é importante que nenhum dos factores que poderão influenciar o posicionamento do seu website seja negligenciado. Um desses factores é, precisamente, a velocidade de carregamento. A correlação entre a velocidade do seu website de wordpress e a visibilidade que o mesmo conseguirá alcançar é suficientemente expressiva para justificar a contratação de um serviço de optimização de velocidade, uma vez que deste pequeno investimento poderá resultar um incremento significativo do número de visitas recebida, bem como uma grande redução da taxa de rejeição, o que lhe permitirá lucrar mais a todos os níveis com o seu website.

É importante aumentar a velocidade do seu website

Numa época caracterizada pela abundância e busca pela gratificação imediata, competir por visitantes e lugares de topo nos motores de pesquisa requer a oferta de um serviço de excelência. Ninguém quer esperar e, na realidade, ninguém precisa de esperar. As alternativas abundam, a paciência é reduzida, e qualquer pessoa que visite o seu website espera ter acesso à informação pretendida o mais rapidamente possível. Falhar em disponibilizar aos seus visitantes aquilo que eles procuram de uma forma imediata resultará no abandono dos mesmos, que não pensarão duas vezes em ir procurar a mesma informação ou serviço junto de um dos seus competidores, caso concluam que o seu website não se encontra preparado para lhes proporcionar a experiência desejada. Tendo em conta a quantidade de alternativas existentes, essa é a decisão mais sensata, por isso cabe-lhe a si reunir todas as condições necessárias para impedir que ausência de uma boa optimização impossibilite o seu website de atingir todo o seu potencial.

29% dos utilizadores de smartphones abandonarão imediatamente o seu website

Os utilizadores de smartphones são particularmente impacientes e não hesitarão em abandonar imediatamente o seu website caso não consigam encontrar a informação ou serviços pretendidos. Na realidade, 70% desses abandonos resultam do tempo de carregamento de um website. Este dado vem confirmar a importância de investir seriamente na optimização da velocidade do seu website wordpress. Imagine bem a quantidade de visitantes e potenciais clientes que poderá estar a perder por culpa de uma falha de optimização; falha essa que poderá ser facilmente corrigida pela nossa equipa, que ajudá-lo-á a maximizar todo o potencial do seu website de wordpress e a alcançar resultados muito mais satisfatórios.

40% dos potenciais compradores não esperarão mais do que 3 segundos

Se vende produtos ou serviços no seu website este dado é particularmente importante para si, sendo que poderá indicar-lhe a verdadeira razão pela qual as suas vendas se encontram abaixo das expectativas, ou têm vindo a cair de forma expressiva ao longo do tempo. Se disponibiliza os seus produtos através de um website incapaz de providenciar uma velocidade de navegação satisfatória, o mais provável é que os seus lucros venham a ser seriamente afectados por essa realidade.

A velocidade de um website é um factor importante no seu posicionamento nos motores de pesquisa

A realidade é a seguinte: um site lento dificilmente se posicionará na primeira página dos resultados para uma palavra chave competitiva. Portanto, se o seu objectivo é posicionar-se o melhor possível e usufruir de tráfego orgânico, então a optimização da velocidade do seu website deverá ser uma prioridade para si. Isto foi recentemente confirmado por um estudo conduzido pela Blacklinko, que detectou uma forte correlação entre a velocidade de um website e o seu posicionamento. Segundo o estudo os sites posicionados no top tendem a ser consideravelmente mais rápidos do que aqueles posicionados na segunda e terceira páginas. Portanto, a optimização do seu website, particularmente a sua velocidade, deverá encarada com o mesmo grau de importância que o conteúdo, produtos e serviços disponibilizados. Pouco importa se um website tem conteúdo interessante e relevante se o nível optimização do mesmo não se encontra ao nível daqueles que ocupam as primeiras posições.

A velocidade afecta a taxa de rejeição

 

O mesmo estudo realizado pela Blacklink confirmou que, quanto mais lento for um website, maior costuma ser a sua taxa de rejeição. Esta taxa representa a percentagem de visitantes que abandona um website antes de clicar em qualquer outra página do mesmo. Este comportamento pode ser fomentado por diversos factores, mas resulta, primariamente, da incapacidade de um website oferecer ao seu visitante aquilo que ele procura, o que, em muitos desses casos, mais não é do que uma velocidade de carregamento aceitável. A velocidade dos sites que ocupam a primeira página do Google costuma revelar-se consideravelmente acima da média, sendo essa uma das principais razões para a sua posição de destaque.

Tipicamente, a probabilidade de rejeição aumenta em proporção da velocidade de carregamento. Desta forma, a probabilidade de rejeição de um site cuja velocidade de carregamento baixe de 1 para 3 segundos é de 32%. e 90% de 1 para 5 segundos. Caso a velocidade caia de 1 para 10 segundos, então a probabilidade de rejeição passa a ser 123%. Como podemos ver, uma velocidade de carregamento de 10 segundos, ainda que não pareça muito tempo, é o suficiente para fazer um website perder uma parte muito expressiva do seu tráfego.

A velocidade média de carregamento dos websites que se encontram nas primeiras páginas do Google é de 3 segundos. Isto significa que se o seu website levar mais do que 3 segundos a carregar encontra-se abaixo do nível de optimização de um site de topo e merece ser reformulado de modo a possibilitar velocidades mais satisfatórias.

O Google penaliza sites lentos

O Google já anunciou oficialmente que leva em consideração a velocidade de um website no seu processo de posicionamento. Por mais relevante que um website seja, a lentidão no carregamento das suas páginas pode fazer com que o seu posicionamento fique muito aquém do esperado. Para além de servir como um obstáculo na conquista do lugar pretendido, um site que deixe de operar a uma velocidade aceitável pode facilmente cair diversos lugares e experienciar uma queda muito expressiva no número de visitas diárias, bem como um aumento significativo da taxa de rejeição, que acaba sempre por ser fortemente afectada pela incapacidade de um website ser utilizado de uma forma rápida e fluida.

Porquê investir num serviço de optimização de velocidade?

Optimizar a velocidade de operação do seu website poderá trazer-lhe um vasto conjunto de vantagens que poderão alterar radicalmente os resultados retirados do seu projecto. Sendo este um factor tão importante no sucesso de qualquer tipo de website wordpress, seja ele um site de comércio electrónico ou um simples blog, potenciar o seu desempenho irá, certamente, reforçar a significância da sua presença na web, tornando-o mais competitivo a todos os níveis e aumentando consideravelmente as suas probabilidades de vir a alcançar o posicionamento e os lucros desejados.

Tenha uma vantagem sobre os seus competidores

Já olhou para um site posicionado acima do seu e questionou-se sobre qual poderá ser a melhor forma de destroná-lo? Destronar um competidor pode revelar-se uma tarefa complicada, e por vezes mesmo inexequível, dependendo das vantagens que ele tenha sobre si. Há, no entanto, muitos sites cuja única vantagem que apresentam sobre o seu é uma interface melhor concebida e velocidades superiores. Felizmente para si, uma boa percentagem dos sites que poderão estar a competir com o seu também negligencia, muito possivelmente, a importância da velocidade das suas páginas. E a prova disso, de acordo com os relatórios do próprio Google, encontra-se no facto do tempo médio de carregamento em quase todas as indústrias ser superior a 8 segundos. Em algumas indústrias, como é o caso da tecnológica, essa lentidão é ainda mais expressiva, com tempos de carregamento de 11 segundos. O tempo de carregamento recomendado é, no entanto, de 3 segundos ou menos, fazendo assim com que a maioria dos websites ofereça uma experiência de navegação de baixa qualidade aos seus visitantes.

O problema é ainda mais sério em dispositivos móveis, nos quais o tempo médio de carregamento de websites é cerca de 15 segundos, de acordo com dados do próprio Google. Caso a internet do utilizador não seja muito rápida os templos de espera podem tornar-se intoleráveis. Alguns destes sites tornam-se totalmente inutilizáveis caso a internet do utilizador não seja muito rápida, afectando assim muito seriamente o número de visitas recebidas.

Sabendo isto, vale a pena investir nas ferramentas e serviços necessários para garantir ao seu website uma velocidade consideravelmente acima da média. Essa pequena vantagem poderá, definitivamente, ajudá-lo a ultrapassar competidores que não encarem com a mesma seriedade que você a importância de garantir o desempenho rápido e fluído do seu website. E sendo que elevada é a percentagem de websites inseridos nessa categoria, as probabilidades de destronar um número considerável de competidores e assumir uma posição de relevo são bastante consideráveis.

Taxas de conversão mais elevadas

De acordo com um estudo realizado pela BigCommerce, as taxas de conversão para sites de comércio electrónico situam-se entre 1% e 2%. A Portrand, com base nestes dados, fez o seu próprio estudo e concluiu que o aceleramento do tempo de carregamento de 2 segundos para 1 segundo resulta num aumento de 100% do dinheiro gerado pelas suas visitas. Portanto, acelerar o seu website possibilitar-lhe-á aumentar consideravelmente os lucros retirados do mesmo, o que a curto prazo poderá facilmente justificar todos os investimentos que poderá ter efectuado para tornar o seu website muito mais rápido, como é o caso da contratação de um bom serviço de optimização de velocidade.

Um bom exemplo do impacto que o tempo de carregamento pode ter na taxa de conversão é o caso do site da Walmart, que em menos de um ano viu o seu tempo de carregamento reduzido de 7.2 segundos para 2.9 segundos. Por cada segundo, a Walmart experienciou uma subida de até 2% na taxa de conversão da versão móvel do seu website. Sites que reduzam ainda mais o seu tempo de carregamento poderão experienciar melhorias ainda mais expressivas nas suas taxas de conversão.

Torne o seu website mais seguro

A segurança de um website é crucial para o seu bom funcionamento. A lentidão de um site pode ter diversas causas, sendo que algumas delas, para além de afectarem os tempos de carregamento, podem também criar brechas de segurança. Detectar e corrigir as causas dessa lentidão poderá contribuir para tornar o site mais estável a nível geral e reduzir as probabilidades de certas falhas de segurança virem a ser exploradas por terceiros, o que poderá prejudicar, não só a privacidade dos utilizadores do seu site, como também todo o seu negócio. Isto é particularmente importante para quem opera websites de comércio electrónico e lida diariamente com pagamentos e informações pessoais. Acelerar e estabilizar o seu website possibilitar-lhe-á criar uma marca de confiança, o que se reflectirá imenso nas suas vendas.

Cause uma boa primeira impressão

Apenas terá uma única oportunidade de causar uma boa primeira impressão nos seus visitantes. Essa primeira impressão é aquilo que determinará se o mesmo regressará ou não ao seu site. Pense na quantidade de visitantes assíduos que poderá estar a perder por não oferecer um website dotado de um desempenho satisfatório. Uma boa primeira impressão poderá facilmente traduzir-se numa maior audiência e, por conseguinte, taxas de conversão muito mais aliciantes. A criação de uma audiência fiel aumentará a sua visibilidade e beneficiará imenso a sua reputação, criando-lhe uma boa oportunidade para o seu site se estabelecer como autoridade na área pretendida. Chegando a esse ponto, não usufruirá unicamente das visitas geradas pelo posicionamento na primeira página dos motores de busca, mas também das visitas geradas pelos visitantes assíduos do seu site, que ao desfrutarem de uma boa experiência no mesmo poderão querer partilhá-lo nas redes sociais, fomentando assim a sua popularidade.

o seu website precisa de ajuda?

sim!